domingo, 8 de setembro de 2013

Demorou mais chegou - Festival Internacional de Cabo Frio



Até domingo, 8 de setembro, acontece a IX edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que terá como diva da abertura oficial (4/8), Cecília Kerche, a Embaixatriz da Dança e primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento já está acontecendo, no Complexo Esportivo Aracy Machado, na rua Henrique Terra, no Portinho. A entrada é franca.
Com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento organizado pelo Balé Márcia Sampaio, terá seis dias de duração e será ponto de encontro de bailarinos, professores, coreógrafos e admiradores da dança. Pessoas de diversas cidades do Brasil e do exterior estarão na Cidade participando da mostra competitiva.


A Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio – Prodança, composta pelos diversos grupos e instituições do município, em parceria com o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio realizará apresentações no palco externo, onde o público poderá assistir apresentações de variados estilos de dança. 

Durante o evento acontecerá a Feira da Dança com exposições e vendas de variados artigos, disponibilizadas pelas principais marcas do mercado da dança.

De acordo com a turismóloga da Sectur, Luane Ferreira, a formação de plateia também está contemplada no projeto do Festival.

- O Festival Internacional de Dança conta com programação especial para a Rede Pública de Ensino e Projetos Especiais, em dia e horário que permita a participação das escolas, trazendo para o Ginásio milhares de alunos acompanhados de seus professores, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, na maioria das vezes, tendo a primeira oportunidade de assistir a um espetáculo dessa natureza.
O evento tem o intuito de promover, difundir e valorizar a dança e a cultura, transformando Cabo Frio em um grande centro cultural e de divulgação da dança.
- Além de fortalecer a dança em nosso país, o festival divulga os grupos e academias participantes da mostra competitiva e traz como convidados grandes nomes da dança no Brasil e, conseqüentemente, do mundo, promovendo o estreitamento dos vínculos entre os amantes da dança e realiza cursos em várias modalidades.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vaganova ballet academy

Vaganova Academy of Russian Ballet é uma escola de balé clássico em São Petersburgo , Rússia . Fundada em 1738, durante o reinado da imperatriz Anna, a academia era conhecido como o Imperial Ballet School até soviéticas vezes, quando, depois de um breve hiato, a escola foi re-estabelecido como o Estado Coreográfica Instituto Leningrado . Em 1957, a escola foi renomeada em homenagem ao renomado pedagogo Agrippina Vaganova , que cultivou o método de formação de ballet clássico que foi ensinado lá desde o final da década de 1920.Diplomados da escola incluem alguns dos mais famosos bailarinos, coreógrafos e professores de história e muitos dos principais escolas de balé do mundo adotaram elementos do método Vaganova em sua própria formação.
A Academia Vaganova é a escola associada do Mariinsky Ballet , uma das principais companhias de balé do mundo. Os alunos da escola têm encontrado emprego com companhias de balé e contemporâneo em todo o mundo, como o Bolshoi Ballet , The Royal Ballet , American Ballet Theatre e o Mikhailovsky Ballet .

 A Academia Vaganova tem mais de 300 alunos. Como em outras instituições semelhantes, a concorrência por um lugar na escola é muito acirrada, com mais de 3.000 crianças fazendo testes a cada ano, 300 deles sendo de St. Petersburg. Cerca de 60 alunos são selecionados anualmente, com cerca de 25 acabou de se formar na escola tendo concluído o curso completo de formação. A escola emprega cerca de 75 professores de dança, 30 professores de piano, 40 acadêmicos e 40 professores acompanhantes. O Diretor da escola é Leonid Nadirov e diretor artístico é ex-dançarina Ballet Kirov e coreógrafo Altynai Asylmuratova .
Audições para a escola começam em junho, e as crianças devem ter pelo menos 10 anos para aplicar.
O processo de seleção é dividido em três seções.

  • Aptidão: avaliar as proporções do candidato, altura de salto, o grau de participação e aparência geral, etc
  • Física: um exame por um médico especialista para avaliar as possibilidades fisiológicas do candidato
  • Artística: para avaliar a musicalidade do candidato, ritmo, coordenação e talento artístico

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pas de Trois

Pas de trois . francês termo geralmente referindo-se a uma dança de ballet entre três pessoas. Normalmente, um Pas de trois no ballet composto por 6 peças -
  1. O Entrée (o número de abertura para os três dançarinos, geralmente precedido por uma breve introdução)
  2. Variação (ou solo) para a primeira bailarina
  3. Variação para a segunda dançarina
  4. Variação para a terceira dançarina
  5. o Coda (a finale geralmente com música de um ritmo rápido na qual os dançarinos trazer a peça para um acabamento espetacular)
Hoje, o mais famoso Pas de trois no repertório do balé clássico são derivadas das obras do grande coreógrafo Marius Petipa . Embora o balletmaster criou muitos Pas de trois para os perto de 150 ballets que criou ao longo de sua carreira na Rússia, apenas três sobrevivem - o Pas de Trois des Odalisques de seu renascimento do ballet Le Corsaire (definida como a música de Adolphe Adam e Cesare Pugni , coreografada por 3 mulheres), aPaquita Pas de trois adicionado ao seu renascimento 1881 do ballet Paquita (definida como a música de Ludwig Minkus e Eduard Deldevez , por vezes referido como o Ouro Pas de trois ou Minkus Pas de trois , coreografada por duas mulheres e um homem), e o Pas de trois do primeiro ato de seu renascimento 1895 do balé O Lago dos Cisnes (coreografada para duas mulheres e um homem).
Normalmente Petipa formou o Entrée de um Pas de trois , de tal maneira que o dançarino que realiza os primeiros variação sai do palco cerca de três quartos do caminho para descansar e se preparar para o seu solo.

domingo, 1 de setembro de 2013

1 de setembro - dia da bailarina

                                                Parabéns bailarinas do mundo,pela sua arte!