sábado, 17 de agosto de 2013

Por Cássia Pires em Dos Passos da Bailarina.


O que está acontecendo com o ballet clássico?
"Pessoas de fora associarem ser flexível com ser bailarina, eu entendo. É o senso comum. Mas bailarinas dizerem isso? Além do mais, estudantes de ballet clássico não conseguirem reconhecer um developpé torto ou confundirem arabesque com penché? Só pode ser brincadeira.
Depois não adianta publicar nas redes sociais: “Eu amo ballet, sem ele eu não vivo”. Vive sim, está vivendo sem ele há muito tempo porque o que muitos têm propagado por aí não é, nem nunca foi, ballet clássico.
Nessa semana, faleceu o grande bailarino e professor David Howard. Em uma entrevista, ele disse:
“[...] se Vaganova fosse viva e pudesse ver o que está acontecendo, eu acho que ela se mataria”. Não apenas ela, né? O Petipa, o Ivanov, o Bournounville, o Cecchetti, a Pavlova…

Para ler o restante acesse o link:
http://dospassosdabailarina.wordpress.com/

Leiam vale muito apena,vamos mudar isso bailarinas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário